o Jogo

Para as regras completas e maiores informações, acesse: <http://www.porradaria.com.br/.

Porradaria é um jogo de cartas, party game, com personagens incríveis. Muita ação, diversão e estratégia para um grupo de 2 a 10 jogadores (com 2 decks). Jogo desenvolvido de forma independente pelo estúdio de criação estação Q. 

Esse projeto, que começou como um desafio criativo estimulado por nós mesmos, com um aprofundamento teórico/conceitual no campo do Jogo, que nos possibilitou diversas descobertas e um aprendizado muito grande nessa área que era, de certa forma, distante do nosso conhecimento. Nesse processo nos deparamos com pessoas, eventos, técnicas, métodos, enfim todo um universo lúdico que agora faz parte de nós e, do qual, não podemos nos livrar.

Inspirado nos jogos do tipo arcade dos anos 1980/1990, Porradaria traz personagens com habilidades especiais que batalham em turnos diretos uns contra os outros e tem como objetivo eliminar os participantes. São 02 decks, cada um com 05 personagens, que pode ser jogado de 2 a 5 jogadores com 1 deck  ou até 10 jogadores com 2 decks. Cada deck contém 55 cartas, sendo:
- 05 cartas de personagens
- 10 cartas de armas
- 10 cartas de campos de batalha
- 20 cartas de porrada
- 05 cartas especiais
- 02 cartas de fuga
- 02 coringas
- 01 regra

A partir do grande tema “Batalha” o jogo foi desenvolvido para colocar personagens históricas e ficcionais do universo heróico em combate. Nossas referências foram as batalhas do Street Fighter e do Mortal Kombat, as estratégias e combinações do Poker e as tretas do Truco, com uma pitada de sorte para apimentar as coisas.
Os 03 Pilares do jogo são baseados nas três categorias fenomenológicas da percepção da Semiótica Peirceana:
1- Diversão (Primeiridade)
2- Ação (Secundidade)
3- Estratégia (Terceridade)

◦ Personagens

DECK 1
• Batuo - Monge Shaolin: Mestre Shaolin do norte, o artista das batalhas eternas. Quando a leveza do ser humano encontra a força da natureza.
• Mary Anne Red Head - Pirata: Capitã do Vingança, embarcação que atraca na Ilha dos Piratas. Tem a força dos mares, joga os cabelos vermelhos ao vento e não desperdiça, nem dispensa, um gole de rum.
• Miyasashi - Samurai: General de si mesmo, segue o código dos guerreiros orientais. Entre as flores, a flor de cerejeira. Entre as lâminas, a Katana. Entre os homens, o Samurai.
• Shakar - Guerreiro Zulu: Concentra o poder dos espíritos ancestrais. Força bruta, tática de combate e osso duro de roer. Domina o Muthi Negro, controla a cura, a prevenção ou reversão do infortúnio.
• Kongien - Alienígena: “Eu venho em paz!" Por causa de uma aterrissagem mal-sucedida  Kongien teve amnésia ao chegar na Terra, esquecendo-se que veio destruir as formas de vida locais e preparar o planeta para venda no mercado ilegal intergalático.

DECK 2
• Eurybia - Amazona: Amazona, guerreira do pôr do sol, personificação do vento que precede a tempestade. Leva o muiraquitã pendurado no pescoço, um amuleto moldado em barro esverdeado, do fundo do Espelho da Lua.
• Catarina De Hari - Espiã: Uma espiã que sabe onde encontrar as informações, conhece todos os seus segredo e faz tudo o que é necessário para alterar o curso da história. Foco, força e precisão.
• Tirissa - Cangaceiro:  O medo sacia sua fome, o cangaceiro carrega a misericórdia de Deus na pólvora e a fúria do Diabo na ponta da faca. O sertão treme ao seu passo.
• Ariel - Revolucionária:  Reuniu a força da igualdade e da resistência popular com a certeza da vitória. Líder da luta armada pela liberdade!
• Macrinus - Gladiador: Nascido para sobreviver e criado para destruir, só quer que suas façanhas permaneçam vivas nas lendas dos grandes guerreiros e que o seu nome ecoe pela eternidade.  

◦ Outros Personagens (Cartas Especiais)
• Ceifador
• Feitiço
• Maldade
• Mercenário
• Campo da Morte
• Coringa
• Fuga

Objetivos
Vencer as batalhas.

Mecânicas
Gestão de Mão, Seleção de Cartas, Toma essa, Jogadores com Diferentes Habilidades e Eliminação de Jogadores.

REGRAS DO JOGO

Os jogadores devem escolher seu personagem, cada um tem seu próprio conjunto de cartas com duas armas, dois campos de batalha e quatro cartas de porrada nos valores 1, 1, 2 e 3. Entram no jogo as cartas de cada personagem escolhido, mais as Especiais, as Fugas e os Coringas. 
Todas as cartas dos personagens não utilizados e seu respectivo conjunto devem ficar de fora da partida.

◦ Fluxo do jogo
Cada jogador escolhe um personagem. Depois de embaralhadas, cada jogador recebe 6 cartas, o restante deve compor o monte no centro da mesa com a face voltada para baixo. Quem estiver à esquerda daquele que distribuiu as cartas, inicia o jogo.
O jogador da vez deve sempre, comprar uma carta do monte para iniciar a rodada. Em seguida pode chamar uma batalha contra qualquer outro jogador da mesa, ou passar a vez mantendo a carta comprada (não há descarte).
Para chamar uma batalha, o jogador tem que conseguir  as cartas que permitem o ataque.
Ganha quem tiver mais pontos entre ataque e defesa. Quem perder todas as cartas é eliminado do jogo. Quem ganhar o maior número de batalhas vence a partida.

Direção de Arte
O partido gráfico envolve os seguintes conceitos: abstração e ruído.
Em relação ao painel semântico os valores atribuídos foram:
• Formas - Figurativas: primazia do signo indicial para reconhecimento do objeto imediato ainda que com forte apelo icônico pela cor (código cromático individual para cada personagem) e pelas interferências abstratas das formas ruidosas. Uso de signos  simbólicos universais para referenciar os personagens.
• Cor - Paleta Tritone: 1 cor principal saturada + 2 cores do mesmo matiz dessaturadas + Preto + Branco.
• Tipografia - Divertida: formas exageradas, cômicas, quadrinhos.
• Divertido/Acessível;
• Do jogo: Uso de expressões rudes como:  “Chama pro pau!”, “Toma essa!”, “Leva esse porradão!”, “Foge pato!”  e de expressões originadas diretamente do ato de jogar como “Combei!”, fazem parte do discurso prático do jogo.
• Do produto: 1- acessível; 2- tende ao varejo; 3- logotipo vernacular; 4- embalagem com cores de fácil assimilação e diversos splashes.

◦ Quadro emocional (sentimentos que o jogo procura comunicar)
• Como este é um jogo para ser divertido as imagens nas cartas, incluindo todos os seus componentes estilísticos, foram concebidas sobre 05 atributos:
1. Dinamismo: o jogo é rápido;
2. Força: o combate é constante;
3. Caos: o ataque pode vir de qualquer lugar;
4. Vitória: a alegria no jogo  é vencer;
5. Identificação: para o jogador experimentar o jogo na sua plenitude, o jogador  deve se conectar emocionalmente com o personagem ou pela sua forma (a) física (imagem corporal - signos icônicos),  ou pelas suas  (b) habilidades (ações e pontuação - signos indiciais), ou pela sua forma (c) histórica (ideias e ideais - signos simbólicos).

Informacões Técnicas
- Cartas em papel especial.
- Formato Poker (63mm X 88mm).
- 02 Decks com 55 cartas (sendo 54 cartas para jogar e 1 carta de regras).
- Tabuleiro de papel (produto opcional - não é indispensável para a jogabilidade). Papel Couché 150g. Empastamento Cola PVA. Vinco e Dobra. Laminação Fosca (frente).

Conteúdo
Sobre a loja

Loja virtual oficial do jogo de cartas Porradaria. Um card game super divertido, fácil de jogar, com personagens incríveis, muita ação e estratégia para um grupo de 2 a 10 jogadores (com 2 decks). Jogo desenvolvido de forma independente pelo estúdio de criação estação Q.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

estação Q - CNPJ: 24.735.877/0001-99 © Todos os direitos reservados. 2021