• Número de participantes: de 2 a 5 jogadores. Pode ser ampliado para até 10 participantes (jogo com 2 decks).
• Tempo: entre 30 e 50 min. (depende do número de jogadores, ou da condição de vitória escolhida).
• Idade: +12.
A melhor estratégia pode definir quem será o campeão. Na regra original, quem eliminar todos os adversários é o vencedor, mas para um maior controle do tempo de jogo, pode ser definido que o vencedor é quem tiver o maior número de vitórias nas batalhas, que pode ser melhor de 3, de 5, ou de 7 - ou quem eliminar todos os adversários, o que acontecer primeiro. É só combinar antes do início da partida, durante a etapa de preparação.
O objetivo é fazer mais pontos que o seu adversário, escolha seu oponente e detone tudo!
ATAQUE - Para realizar um ataque, o jogador pode utilizar as cartas de qualquer um dos personagens da partida, porém, é obrigatório uma combinação mínima de Arma, Campo de Batalha e ao menos uma carta de Porrada. Cada Ataque pode ter no máximo 6 cartas, além da carta do Personagem/Força. É proibido o uso de mais de 1 carta de arma ou de campo de batalha em cada ataque, a não ser que seja autorizado pelos combos ou por alguma carta especial.
DEFESA - A Defesa pode se defender com quaisquer cartas. Mesmo que esteja com poucas cartas, a defesa é obrigada a utilizar tudo o que tiver em mãos para compor a batalha. Caso não tenha o número de cartas suficientes definido pelo Ataque, a Defesa deve comprar do monte até completar o jogo e colocar as cartas abertas na mesa, com os valores voltados para cima (não é permitido a utilização da Fuga, nem de nenhuma das cartas Especiais nesta situação e, caso sejam compradas, devem ser descartadas e devolvidas para o final do monte após a batalha. O Coringa está liberado).
COMBO - São ativados com a combinação descrita nas cartas de cada personagem. São válidos tanto para ataque, quanto para a defesa.
CARTAS ESPECIAIS - As cartas especiais são utilizadas nas batalhas para turbinar o conjunto do ataque, ou da defesa. Elas podem adicionar pontos no seu jogo, ou tirar pontos do oponente, anular combos e duplicar os valores das cartas de arma e/ou de campo de batalha. As cartas Mercenário e Campo da Morte valem zero quando utilizadas na defesa apenas para compor o jogo, sem cartas de Arma, ou Campo de Batalha no conjunto. Utilize com sabedoria.
FUGA - Existem 2 Fugas em cada deck. Para utilizar a fuga, o jogador só precisa jogar esta carta na mesa quando for desafiado para uma batalha. O ataque deve recolher as cartas de volta para as mãos e a carta de fuga utilizada é descartada no final do monte.
CORINGA - Existem 2 Coringas em cada Deck. O Coringa pode substituir qualquer carta, menos as especiais. Quando utilizado para substituir uma arma, ou campo de batalha, o coringa assume os pontos das respectivas cartas do personagem, conforme apresentado na combinação do Combo. Quando substituir uma carta de Porrada com o Coringa, o jogador só precisa anunciar quanto vale a carta ao abri-la na batalha.
Contagem dos pontos
Com o ataque e a defesa definidos, é hora de somar os pontos. A DEFESA SEMPRE COMEÇA ABRINDO AS CARTAS, INICIANDO A CONTAGEM DOS PONTOS E A ATIVAÇÃO DO COMBO (quando houver). Cuidado com a matemática, 1 ponto pode fazer toda diferença no final. Quem estiver na defesa contabiliza os valores de todas as cartas de arma, campos de batalha, especiais e coringas que estiverem em jogo. A somatória total envolve a ativação do combo e a realização das ações possíveis. Na sequência, o ataque faz a contagem. O objetivo é fazer mais pontos que o seu adversário.
Vitória
Quem tiver mais pontos vence a batalha, mantém as cartas de porrada, mas é obrigado a devolver todas as outras cartas utilizadas para o monte (Arma, Campo de Batalha, Especiais e inclusive o Coringa, mesmo que tenha sido utilizado como carta de Porrada) finalizando a rodada. Quem vence a Batalha mantém só as cartas de porrada nas mãos.
Empate
Em caso de EMPATE, os jogadores da batalha escolhem apenas uma das cartas que estiveram em jogo para descartar no final do monte e as demais cartas voltam para a mão.
Derrota
O jogador que perder a batalha, devolve TODAS as cartas utilizadas para o monte. Quem perder todas as cartas está eliminado e deve entregar a carta de personagem ao vencedor da disputa. Quem tiver mais de uma carta de personagem, pode escolher qual deles vai usar no início de cada confronto.
- Quem ganha? Variações da condição de vitória
Na regra original, quem eliminar todos os adversários é o vencedor, mas para um maior controle do tempo de jogo, pode ser definido que o jogador que vencer 3 batalhas leva a partida, ou de acordo com a escolha dos jogadores - melhor de 3 (vencedor de 2 batalhas) - melhor de 5 (vencedor de 3 batalhas) - melhor de 7 (vencedor de 4 batalhas). É só combinar durante a etapa de preparação, antes do início da partida.
- Variações do jogo
Para aumentar/diminuir ou a dificuldade, o tempo de partida, ou a interação entre os jogadores, os participantes podem escolher mais de um personagem no início da partida. Também é possível realizar batalhas de um Deck contra outro, ou em equipes, 2 contra 2. Parcerias e associações entre os jogadores também são bem-vindas durante as partidas, queremos ver o circo pegar fogo!
- Quando um jogador é eliminado?
Quando perder todas as cartas durante uma batalha. O jogador que eliminar um oponente fica com a carta de personagem como recompensa e pode escolher com qual vai atacar nas próximas batalhas.
- Para o jogador que tiver mais de 1 (um) personagem
Quem tiver mais de 1 (um) personagem pode escolher qual deles vai usar em de cada batalha, mas deve informar ao adversário no início do combate. Se perder qualquer batalha, seja no ataque ou na defesa, deve entregar a carta de personagem utilizada para o vencedor.
- Caso um jogador compre a última carta do monte
Se acontecer de alguém comprar a última carta do monte, este jogador é obrigado, a fazer um ataque e, caso não tenha a combinação necessária deve passar a vez. Se todos os demais jogadores da rodada não conseguirem realizar um ATAQUE, devem entregar tudo o que tiverem em mãos. As cartas devem ser novamente embaralhadas e redistribuídas (6 cartas para cada jogador). E segue o jogo.
- É possível a partida acabar na primeira rodada?
Sim, se o jogador já sair com a mão cheia de cartas, combinações para atacar e tiver sede de vitória, pode arrebentar tudo logo de cara. De acordo com as regras, se tiver uma batalha e algum dos jogadores ficar sem cartas, não sobrando mais nenhum adversário, quem ganhou a batalha já o vencedor da partida, mesmo que seja na primeira rodada. Por isso, fique atento desde o início, a estratégia é um elemento importante e conforme a gente vai pegando a manha, as táticas tornam-se mais interessantes e o jogo vai ficando mais divertido.
Loja virtual oficial do jogo Porradaria card game. Super divertido, fácil de jogar, com personagens incríveis, muita ação e estratégia para um grupo de 2 a 10 jogadores (com 2 decks). Jogo desenvolvido de forma independente pelo estúdio de criação estação Q.